Iniciativa realizada em conjunto pela Informa D&B e o Jornal de Negócios que pretende destacar o desempenho das empresas em Portugal, atribuindo-lhes o certificado negócios+. Este certificado tem por base um conjunto de indicadores do tecido empresarial, entre os quais se destacam o indicador de resiliência financeira, o volume de negócios, o número de empregados, as exportações e a posição nos rankings nacionais, do concelho e do setor de atividade.
Metodologia e Indicadores
Critérios para a emissão do certificado
Os certificados empresariais serão emitidos tendo em consideração os resultados individuais (em euros), relativos ao último ano fiscal concluído, de entidades com informação financeira publicada no portal do Ministério da Justiça (IES). Esta informação tem de constar da base de dados da Informa D&B, até 15 de setembro de cada ano.
As entidades devem cumprir os seguintes critérios relativos à informação financeira considerada para efeitos do certificado:
- publicação dos balanços dos três últimos anos, considerando o último ano fiscal concluído;
- volume de negócios ≥20 mil euros;
- número de empregados ≥1;
- indicador de Resiliência Financeira Médio, Médio-alto ou Elevado.
As entidades financeiras, as sucursais e as empresas off-shore (ou com sócios / participadas / subsidiárias de empresas off-shore) da zona franca da Madeira não são elegíveis para a emissão deste certificado.
Também não são elegíveis as entidades que apresentem uma das seguintes condições à data da emissão do certificado:
- sem atividade;
- Risco de Failure Elevado;(1)
- registo de incidentes, nomeadamente, ação de insolvência, processo de insolvência, Processo Especial de Revitalização, presença na lista pública de execução, presença na lista de devedores à Autoridade Tributária ou à Segurança Social.
(1) Risco de Failure - indicador Informa D&B que reflete a maior ou menor probabilidade de nos próximos 12 meses, uma entidade cessar a sua atividade com dívidas por liquidar. Os Modelos de Avaliação de Risco da Informa D&B assentam na análise estatística das informações reunidas na nossa base de dados de acordo com as mais avançadas metodologias estatísticas. Incluem variáveis financeiras, demográficas, informação de comportamentos de pagamento, informação de incidentes e de atividade.
Validade do certificado: o certificado é válido até 15 de setembro do ano seguinte à data de edição do certificado.
Suspensão do certificado: o certificado poderá ser suspenso, em qualquer momento do seu período de vigência, com o seguinte fundamento: incumprimento de qualquer dos critérios estabelecidos para atribuição do certificado, que possam pôr em causa a qualidade de desempenho associada ao certificado. Nomeadamente, que a entidade: a) deixe de apresentar atividade; b) apresente Risco de Failure Elevado; c) apresente registo de incidentes, como ação de insolvência, processo de insolvência, processo especial de revitalização (PER), presença na lista pública de execução, presença na lista de devedores à Autoridade Tributária ou à Segurança Social.
Indicadores apresentados
A atividade económica da empresa é definida com base na Classificação Portuguesa de Atividades Económicas, revisão 3, abreviadamente designada por CAE-Rev.3.
Volume de negócios
Corresponde às vendas e prestação de serviços. Consideram-se os valores líquidos de descontos e devoluções de clientes.
Indicador de exportação
Valor total de vendas e prestação de serviços ao mercado externo das empresas que têm relações económicas com o mercado comunitário e/ou extracomunitário, sempre que o mesmo represente pelo menos 5% do seu volume de negócios ou pelo menos 1 milhão de euros no ano.
Número de empregados
Número médio de pessoas ao serviço da empresa que corresponde aos valores médios do período e são obtidos dividindo o somatório do número de pessoas ao serviço, em determinada categoria, no último dia útil de cada mês de atividade no período, pelo número de meses de atividade nesse período.
Posição no ranking de Atividade Económica (CAE 3 dígitos)
Posição que a empresa ocupa no ranking de Atividade Económica (CAE) por volume de negócios. As empresas foram classificadas por ordem decrescente de volume de negócios: a empresa com o maior volume de negócios obtém a 1.ª posição no ranking de Atividade Económica (CAE) seguindo-se as restantes posições.
Posição no ranking do concelho
Posição que a empresa ocupa no ranking do seu concelho (da sede social(2)) por volume de negócios. As empresas do concelho foram classificadas por ordem decrescente de volume de negócios: a empresa do concelho com o maior volume de negócios obtém a 1ª posição no ranking do concelho seguindo-se as restantes posições.
(2) Sede social – concelho referente à morada da sede social da empresa (que em alguns casos pode ser diferente da morada de contacto).
Posição no ranking nacional
Posição que a empresa ocupa no ranking nacional por volume de negócios. As empresas são classificadas por ordem decrescente de volume de negócios: a empresa com o maior volume de negócios obtém a 1ª posição no ranking seguindo-se as restantes posições.
Indicador de resiliência financeira
Indicador da Informa D&B desenvolvido com o objetivo de determinar a resiliência financeira das empresas dentro de cada setor de atividade.
O indicador de resiliência financeira de uma empresa, avalia conjuntamente 4 dimensões económicas e financeiras, nomeadamente a estrutura de custos, a margem de lucro e rendibilidade, a estrutura do endividamento e a eficiência do investimento, numa escala que vai de 1 (mínimo) até 5 (elevado).
O indicador permite posicionar cada empresa relativamente ao setor em que se insere, com base em rácios que resumem o peso dos custos fixos nas operações, a rendibilidade, eficiência operacional e dependência de recursos de curto prazo. Cada um dos rácios foi relativizado face ao respetivo rácio médio do setor, permitindo assim a ordenação de todas as empresas de cada setor.